Ricardo Peruchi

Ricardo Peruchi

Criatividade e inovação

  • Perfil
  • Vídeo

Ric Peruchi é formado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e cursou o programa de Mestrado em Estética e História da Arte Interunidades/USP, ancorado no MAC – Museu de Arte Contemporânea. Atua simultaneamente, há mais de 20 anos, nas áreas de comunicação, educação e cultura.
Desenvolve projetos de curadoria de eventos e exposições, design e produção de experiências e conteúdos, análise de cenários e tendências e consultoria de comunicação estratégica, além de ministrar palestras, cursos, treinamentos e mentorias, especialmente na área da economia criativa.
Começou sua carreira na Rádio USP FM, com pesquisa, produção e edição de programas sobre a história da música brasileira. Foi editor na Folha Online e na IDG – International Data Group, realizando coberturas internacionais na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Atuou em agências em trabalhos para marcas nacionais e multinacionais.
Foi um dos idealizadores e editor-chefe da Offline, publicação colaborativa criada para e pelo universitário, distribuída em cerca de 500 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil – revista oficial da Campus Party (por duas vezes) e também da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Simultaneamente, foi diretor de conteúdo da agência Mercado Jovem, pilotando projetos de branded content para Itaú, Skol e Volkswagen.
Como curador, realizou trabalhos para o Museu da Casa Brasileira – MCB, Conjunto Nacional (CCN), SESC Pompéia, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Bienal Internacional do Livro de Curitiba (na Universidade Positivo) e Galeria RM. Desde 2012 é o curador responsável pela programação do hub Higienópolis do DW! São Paulo Design Week, maior festival dedicado à área na América Latina e um dos cinco maiores do mundo.
Desde 2011 é diretor de relações institucionais do IED – Instituto Europeu de Design, onde também desenvolve e produz projetos culturais, incluindo eventos como Design Sunsets, com os Irmãos Campana; Fashion Sunsets, com Ronaldo Fraga; e várias edições do Modacamp. Idealizou e é cocurador da Casa do Papel/Casa Fedrigoni, residência gráfica realizada nas edições 2017 e 2018 da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.
Vem atuando nos últimos dois anos junto ao Governo do Distrito Federal no projeto Território Criativo, com foco no fomento ao empreendedorismo em setores como Moda, Audiovisual, Games e Editorial, dentre outros.
Em 2016, editou “A Revolução do Design – conexões para o século XXI” (Editora Gente) e “Design é/Design is” (Merchan Design), publicação que conquistou prêmios nos Estados Unidos e na Itália. Em 2018, escreveu e coeditou o livro corporativo “Intermarine 45 anos”. É autor de livro didático na área de Artes (Global Editora/Ação Educativa). Foi professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Objetivo e trabalhou com educação a distância (EAD) e na formação de educadores, empreendedores, executivos e colaboradores de empresas.

Palestras e Workshop

  • Comunicação Multissensorial – Como ativar os sentidos para criar experiências e conteúdos memoráveis

  • Design de Conteúdos & Experiências – Criação de estratégias e ações de impacto afinadas

  • Ageless: dos millennials aos perennials – As mudanças geracionais, comportamentos e tendências

  • Perspectivas para a educação do futuro – Pessoas, tecnologia e abordagens

  • Brazilian Culture in a nutshell – Fundamentals of the Brazilian cultural scenario and its main expressions in Arts

  • A Brief History of Brazilian Culture – Formation processes, miscegenation and key moments

  • Branding – marcas, propósito e engajamento

  • Storytelling: narrativas de marca e suas linguagens

  • Colaboração e grupos criativos

  • Como desenvolver as inteligências criativas

  • Empatia e a arte de se relacionar