Renato Guimarães
  • Perfil
  • Vídeo

Sustentabilidade, comunicação disruptiva, engajamento em causas de impacto, empreendedorismo e inovação social. Estes são alguns dos temas que movem a vida de Renato Guimarães. Ele tem trabalhado, escrito, feito mentorias e coaching – e falado sobre estes assuntos para grupos tão diversos como o Porto Digital, Social Good Brasil, GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), TEDx, Coca-Cola, Heineken, Sustainable Brands, Itautec, WWF, SESC-SC, Votorantin Metais (atual Nexa), para citar alguns. Em suas palestras e mentorias, Renato procura destacar o elemento humano por trás das nossas decisões de negócios e ações e como este aspecto vem sofrendo transformações profundas no mundo interconectado em que vivemos. Liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, tudo vem sendo transformado profundamente no mundo em que novos processos de poder distribuído desafiam as lógicas hierárquicas tradicionais. Novas oportunidades surgem neste momento de transformação, mas é preciso ser capaz de reconhecê-las e estar preparados para incorporá-las. Parte do conhecimento de Renato sobre estes temas vem da sua formação de jornalista, sua pós-graduação em Comunicação Corporativa e Imagem e seu mestrado em Relações Internacionais. A outra parte vem da sua participação em grupos de alto-perfil. Ele é  Fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York (USA) e do Social Good Brasil, onde coordena o Movimento Data for Good, para estimular o uso de dados em favor da inovação social. A experiência prática nasce dos mais de 25 anos atuando nos campos da inovação social, comunicação disruptiva, mobilização e engajamento em causas de impacto social. Renato passou por organizações como Instituto Akatu, International Finance Corporation (IFC), braço de investimento privado do Banco Mundial, Oxfam GB, Purpose e, mais recentemente, foi Diretor de Engajamento do Greenpeace Brasil. Como empreendedor, foi um dos fundadores da Gestão Origami, consultoria especializada em trabalhar com o Level-C de grandes corporações para incorporar a sustentabilidade no core-business. Também co-fundou “O Sujeito”, uma das primeiras plataformas de crowdfunding para jornalismo. É Co-fundador da Together, startup especializada no planejamento estratégico e execução de processos de mobilização e engajamento de pessoas e comunidades em produtos e ações de impacto social. No campo do compartilhamento de conhecimento, Renato atua como mentor de empreendedores e grupos em fase de desenvolvimento de projetos ou interessados em explorar mudanças sistêmicas e está se especializando no coaching para lideranças com elemento humano. Ele co-criou e implementa o curso “Mobilize! estratégias para transformação”, para formar estrategistas, profissionais capazes de usar planejamento estratégico para mobilizar a sociedade ao redor de causas de impacto social e criar valor para produtos ou ações sociais. Além de falar, Renato gosta de escrever. Em 2018, auto-publicou o livro de ficção “Terra: 3250”, de ficção científica. Além disso, escreveu os livros “Cooling Up: The interconnected public sphere and the “science” of climate denial”, :”Guia para Gerentes de TI Sustentáveis”, “Guia de Uso Consciente de Produtos Eletrônicos” e  “Como dar entrevistas bem-sucedidas: um guia para porta-vozes” e é co-autor de  “Sustentabilidade: O Futuro, Hoje”, além de editar o blog “Ideias que Movem”, na plataforma Conexão Planeta.